quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desenho falando sobre as Mídias na Sala de Aula.






















História criada pela aluna Jéssica Silva e Aline Barros.

O Meio Ambiente .



Desenho sobre o passeio da coleta de lixo.
Frase:Nós fomos preservar a Natureza.
Verso:Vamos preservar o meio
Cuidando dessa beleza
Essa pessoa tão inteligente
Que se chama mãe natureza.
História em quadrinhos :
História feita pela aluna Maria Eduarda da turma 31

"A influência das mídias tecnológicas na Educação''.

O nosso projeto influencia muito em casa, pois várias dessas tecnologias nós temos em casa.
Isso nos influência tanto para coisas boas tanto como coisas ruins.
Mas um jovem que pensa aproveita esse recurso para o lado educacional.
A tecnologia nos auxilia em várias coisas tanto para estudar e aprender como também para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo.

Esse texto foi escrito pelas alunas:Vitória Camila Foltz e Marina P.M Nascimento da turma 41 com a professora Maria Heloísa.

O uso da internet na escola

Há grande evolução na área tecnológica na infórmatica. A cada século vem surpreendendo a humanidade com suas invenções.
Após a Revolução Industrial a vida da humandidade já não era a mesma e a partir desse período a evolução tecnológica ganha um grande impulso e passa a ser um fator determinado para a era moderna. Essa grande evolução passa afetar diariamente nossas vidas, vistas que temos grande necessidade de usufluirmos nossos meios asssim como a necessiadade que temos para nos adaptarmos a eles e de igual nada não podemos deixar.
Que esses meios não nos influenciem de forma negativa. A informática modifica nossa vida profissional e pessoal.
Ela nos auxilia e proporciona condições melhores para realizar trabalhos melhores.Que passado no seculo XXI não tinham a nessecidade de acessar a INTERNET.
Precisamos dessa tecnologia tanto para realizarmos trabalhos como para coisas pessoais.
A internet abre oportunidades de compra e venda de qualquer tipo de produtos, seja entre uma dona de casa e seu supermercado preferido entre fabricantes de aviões e seus fornecedores, bancos, agências e locadores etc...
Mais que uma evolução tecnológica a internet é uma evolução cultural. O acesso fácil é rápido das informções através da união entre um computador e uma linha telefônica fizeram do e-mail o segundo meio mais utilizado para a comunicação dentro e fora do escritório.

Texto escrito pelos alunos: Emili França-81,Felipe Napp-91,Luís Zanco-82,Caroline Zanco-71,Franciê Hack-61.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MÍDIA IMPRESAS: DRAMATIZAÇÃO DOS LIVROS LIDOS.


Depois de incentivar a leitura o grupo resolveu fazer uma apresentação.
Que legal, né?
Porque além de fazer o projeto sobre Mídias Impressas eles incentivam os colegas a lerem diariamente, com teatros maravilhosos.
LINDO DEMAIS!!!

Mídia Impressa:como era antigamente.

Na visita ao Museu Municipal visualizamos como era antigamente os aparelhos de impressão no papel a Mídia Impressa.


Preservando o meio ambiente com a fotografia

Este grupo de alunos estão trabalhando com celulares e fotografias, preocupados com o meio ambiente saíram pelo bairro para concentizar os moradores sobre a coleta seletiva do lixo e a preservação do meio ambiente!
Aproveitando a mídia foram filmando e fotografando o trabalho.

A tecnologia precisa estar presente na sala de aula

A tecnologia está ajudando cada vez mais no aprendizado dos alunos.
Mas os professores precisam compreender em quais situações ela está ajudando no aprendizado do aluno.
Toda vez nos perguntamos se precisamos da tecnologia?
No Mundo globalizado a tecnologia desenvolveu muito.
Mas as pessoas devem saber que ajuda no aprendizado, mas em algumas coisa não.
A tecnologia pode ou não pode estar presente na sala de aula?
Certamente que sim, quando o professor souber conduzir e aproveitar esse processo tão rico e importante na escola.

Texto criado pela aluna Shaiane Almeida dos Santos da turma 61.

Os meios de comunicação.

Os meios de comunicação são importantes para nós nos comunicar com as pessoas,serve para passar notícias boas e ruins.
O celular é útil para falar com as pessoas e pedir se está bem.O computador serve para mandar e receber recados. O rádio serve para ouvir músicas, ouvir notícias, propagandas e jogos de futebol.
As cartas servem para mandar às pessoas por sedex ou correios. O jornal é para ler e ver notícias e ficar atualizados.

Texto criado pela aluna Maria Eduarda Broga Morais
Turma:31

Midias Impressas: Visita ao Museu.



O grupo Mídias Impressas para aprimorar o seu projeto foi ao Museu Olivio Otto para ver uma exposição sobre a Mídia Impressa, a evolução como era antigamente e como está hoje.
O APRENDIZADO DOS EDUCANDOS FOI O MÁXIMO!!!

Máquina Digital

A máquina digital serve para bater fotos.
As máquinas digitais servem para ver fotos depois de ser tiradas.
Os álbuns são completos porque as Máquinas Digitais que batem as fotos
.

Texto criado por:Henrique,Douglas,Yasmyn,Milena e Kévin.
Turma:31.

MÍDIA IMPRESSA: O LIVRO



Os alunos do sub projeto Midias Impressas, que estão aprofundando os meios de comunicação através da escrita começaram lendo um livro sobre a importância da leitura para insentivar a leitura para todos os alunos da escola.

Vamos expressar a evolução dos aparelhos celulares e maquinas digitais

"Um celular sempre está. Qual
Quer lugar para ajudar.
Quem sempre precisar"

"Um celular é um meio de comunicação que facilita
A vida das pessoas"

"A pessoa que não tem celular
Não pode ligar
para ninguém"

"Um celular tem várias
Fotos e toques musical
É muito radical"

"Sem máquina digital.
Não se pode tirar fotos
Das pessoas"

Texto criado por alunos do grupo das Midias: telefone e fotografia.

O celular

o celular serve para fazer ligações.
O celular serve para enviar mensagens.
O telefone serve para mandar mensagens e fazer ligações.
O telefone é um modo de comunicação com as pessoas
.

O texto foi criado por: Henrique,Douglas,Yasmin,Milena e Kevin.
turma:31

A RÁDIO ESTÁ TOCANDO A PARÓDIA CRIADA PELOS ALUNOS E PROFESSORA.

PARÓDIA
"EU VOU FAZER UM LEILÃO"

Eu vou fazer um a ação
quem dá mais pela minha educacão
é a escola em grande união
Vivendo e crescendo é
Apredizagem então!


É o rádio,é o celular
É a tv è o computador
Com certeza é o século`
Sem nada ser o inverso
É PROGRESSO é amor.


Eu vou passar um e-mail
Uma carta uma emoção
Fica claro meu grande amigo
Sem nunca ser iludido
Isso é só meu coração


É na escola RUFINO
Que aprendi uma grande lição
Entendendo um grande projeto
E assim ficando bem certo
Sou um grande cidadão.


Paródia elaborada pela Professora Rosane Pereira e seus grupos de alunos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA.

“A influência das mídias na educação”.

Mídias utilizadas:

• Computador;
• Internet;
• Câmera digital;
• Celular;
• Impressora;
• Livros;
• Emails;
• Blogs;
• MSN;
• Orkut;
• Twiter;
• Sites;
• Software livre e pago;
• Televisão;
• Datashow;
• Caixas de som;
• Jogos;
• Vídeos;

Atividades:

•Fazer uma retrospectiva de como se fazia uma pesquisa antigamente na biblioteca e ensinar como podemos utilizar as mídias para as pesquisas atualmente, utilizando os recursos tecnológicos e mídias;
•Fazer uma retrospectiva de como se enviava uma correspondência anteriormente e como podemos enviar correspondências hoje. Enviá-las e recebê-la em poucos segundos, utilizando os recurso da internet;
•Ensinar os alunos a utilizar o computador e a Internet, sendo o maior meio de comunicação existente no mundo, usar adequadamente, como um recurso precioso e ágil no mundo de hoje;
•Utilizar a câmera digital, o celular e outros recursos tecnológicos que contribuem para a elaboração de um blog, twiter, email, ou apenas enviar ou postar na mídia;
•Utilizar os meios de comunicação da internet adequadamente, como MSN, Orkut, blogs, emails,...
•Pesquisar em sites como um acesso rico em informações atualizadas, coloridas, movimentadas e de fácil acesso, para desenvolver nosso conhecimento;
•Aprender a criar: email, blog, MSN, Orkut, twiter e utilizá-los em nosso dia a dia;
•Aprender a utilizar os programas que o computador oferece, como aprendizagem adquirida para a vida;
•Ensinar conhecimentos sobre os software livre e pagos;
•Utilizar a impressora;
•Utilizar o datashow como mais um recurso tecnológico existente;
•Mostrar na televisão com caixas de som todo o processo das aulas, visualizando e aperfeiçoando os ensinamentos, utilizando as mídias existentes na escola e aplicando na educação como recurso que enriquecem o desenvolvimento do aluno;
  • Conhecer o programa fhoto space para trabalhar com fotografias;
    •Unir o conhecimento dos alunos com a professora e a tecnologia e multi- mídias.

CORRESPONDÊNCIAS: CARTA, EMAIL, MSN, BLOG, TWITER, ORKUT E OUTROS.

Objetivos e Metodologias:
Fazer um parâmetro sobre a história da correspondência no Brasil, desde o pergaminho, o pombo correio, a carta e hoje as correspondências eletrônicas;
Elaborar cartas, visitar o correio e fazer o processo e envio das mesmas.
Criar email, msn, orkut, e corresponder-se através deles utilizando esse meio de comunicação rápido e fácil.
Conhecer os blogs, twiters e postar comentários.
Aprender a criar vídeos, produção de fotos, produção de textos e comentários para postar no ORKUT, MSN, EMAIL, BLOG e outros.

O RÁDIO

Objetivos:
Desenvolver a expressão criativa através da produção de paródias e poesias;
Oportunizar maiores conhecimentos sobre os meios de comunicação, através das atividades manuais;
Oportunizar ao aluno conhecimentos da trajetória do rádio de ontem até os dias de hoje;
Perceber a importância do rádio, produzindo textos a partir da técnica do desenho.
Metodologia:
Montar uma rádio na escola, para diariamente informar a todos os alunos e professores a agenda e os acontecimentos da semana, enriquecendo com poesias, músicas, textos entre outros.
No grupo de trabalho, individual ou em grupos elaborar versos, paródias e poesias.
Será desenvolvido o trabalho através do uso da internet.
Em grupo, desenhar sobre o rádio e a partir daí produzir textos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FILMADORAS, TELEFONES, CELULARES E CÂMERAS FOTOGRÁFICAS.

Objectivos gerais:
Desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a fazer colagem de figuras representando os meios de comunicação que facilitam no nossa dia a dia de forma clara, rápida e objectiva para que todos tenham acesso ao telefone celular e máquina fotográfica.
Incentivar os alunos a treinar sua escrita através a formação de frases, organizar suas ideias para expressar sua oralidade de forma clara e objectiva.
Despertar no aluno o interesse de desenhar,pintar e fazer pesquisas sobre os meios de comunicação telefone celular e a máquina digital, conhecer suas utilidades e rapidez de se comunicar um com o outro.
Fazer o aluno expressar a sua capacidade de aprender a formular ideias para montar versos sobre os meios de comunicação e através deles fazer dobradoras, aparelho celular e máquina fotográfica digital.
Metodologia:
Exposição dos trabalhos dos aparelhos celulares (antigos e atuais) máquina fotográfica digital.
Aparelhos confeccionados com sucata pelos alunos.
Passeios pelo bairro tirando fotos, levando sacos lixos para fazer coleta nas ruas e nos pátios quando forem autorizados.
Postagem das fotos feitas durante os trabalhos no Blog do projeto da escola.
Filmagem dos trabalhos e criação de vídeos para exposição do projeto.

IMPRENSA ESCRITA: JORNAL, REVISTA E LIVROS.

OBJETIVO:
Conhecer a história da mídia impressa como jornais, revistas, livros e identificar a importância destes no meio de comunicação na educação.
Reconhecer a importância da mídia impressa para os diferentes âmbitos da
sociedade.
Expor com material concreto as diversas impressões ao longo do tempo e a grande invenção de gutemberg: uma impressora e sua contribuição para a sociedade.
METODOLOGIA:
Pesquisar bibliograficamente a história da impressão de Gutwmberg e realizar uma história em quadrinhos, contando toda a tragétoria.
Confeccionar um livrão (álbum multisseriado) com gravuras mostrando suas diferentes contribuiçõs para a sociedade.
Realizar uma visita ao jornal Correio do Povo, analisaremos uma exposição de fotos e artigos de jornais e revistas antigas.
Construção de uma impressora de matérias escritos ao longo da história.
Visita a uma editora de jornal, revista e biblioteca na cidade.

TELEVISÃO, VÍDEO E DVD.

Objectivo geral:
Conhecer a diversidade de aparelhos televisores suas principais funções para o progresso da humanidade, explorar a programação das diversas redes de televisores existentes no Brasil e a influência das mesmas em nossas vidas.
Oferecer oportunidades para que o aluno conheça diferentes formas de expressão da linguagem utilizando alguns meios de comunicação.
Comparar o aparelho de vídeo casset e o aparelho de DVD atual, seus benefícios e uso na escola.
Metodologia:
Pesquisa feita na Internet,em jornais ou revistas;
Visita feita na biblioteca pública municipal e biblioteca da escola,para consultar a Internet e outras fontes que tragam o tema proposto.
Exposição e estudo destas mídias e a influência das mesmas na sala de aula.

INTERLIGADOS COM O MUNDO - BLOG: MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO.

OBJETIVO:Contribuir para a formação dos educandos na educação, para que sejam capazes de produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias de forma articulado a proposta pedagógica e é uma concepção interacionista de aprendizagem.

METODOLOGIA:
.Estudos e leituras sobre o tema proposto.
.Elaboração do projeto e das atividades.
.Criação de email e blog do projeto.
.Elaboração de um vídeo do projeto no programa MOVIE MAKER.
.Elaboração de textos pelos alunos e professores da escola sobre todas as mídias trabalhadas.
.Elaboração de desenhos sobre o projeto.
.Criação do blog MÍDIAS na EDUCAÇÃO.
.Exposição de todas as mídias existentes das antigas às atuais.