sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SLIDE: CONHECENDO A EDIÇÃO DO JORNAL CORREIO DO POVO/MÍDIA IMPRESSA.

VIDEOZINHO DA RECICLAGEM DO PAPEL.

AGORA FOMOS CONHECER A GRÁFICA DO PATRONATO SANTO ANTÔNIO.


No caminho paramos para uma foto no monumento Bombeador, ponto turístico do Município.

E OLHA AÍ O JORNAL SAINDO PRONTINHO.


CONHECEMOS TODO O PROCESSO DE EDIÇÃO DO JORNAL


É MUITO LEGAL VER O JORNAL SAINDO PRONTINHO PARA A LEITURA.


É um conhecimento riquíssimo para nossa vida.

FOMOS CONHECER COMO O JORNAL É PRODUZIDO NA CIDADE.


Fomos conhecer o funcionamento do jornal Correio do Povo, como é produzido e confeccionado em nossa Cidade.
FOI UMA APRENDIZAGEM INESQUECÍVEL!!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TUDO VAI PARA O JORNAL.

A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
EMEF RUFINO LEAL

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rufino Leal dando continuidade ao seu projeto “A influência das Mídias Tecnológicas na Educação” inseriu o projeto “Vamos dançar” da estagiária Josiane E. Porto (ULBRA) e professora Titular Lisiane Dupont, da área de Educação Física, com o objetivo de mostrar a evolução da dança desde os tempos mais remotos até os dias atuais com a utilização das tecnologias nas mídias;. Inicialmente as professoras lançaram o desafio aos alunos e eles foram pesquisar na Internet coreografias e estilos de dança ao gosto de cada um. Após a pesquisa os alunos reproduziram em CDS., utilizando outra mídia, o rádio, e criaram a arte da expressão corporal através da dança. A dança expressa através do corpo, a emoção e o sentimento. Josiane coloca que o mais interessante dessa caminhada foi que os alunos conseguiram desfrutar com prazer da música e durante a realização do projeto deixaram a vergonha de lado e criaram seus próprios passos com criatividade. Muitos se libertaram de preconceitos e inibições provando novamente que o aluno da escola Rufino Leal surpreende mais e mais a cada dia que passa.
Este festival de danças foi muito prazeroso para todos os segmentos da escola Rufino Leal e diz ainda a professora estagiária Josiane “ Me senti privilegiada em estagiar nesta escola, onde os alunos estão adaptados a trabalhar diferentes projetos e principalmente estimulados ao movimento corporal, o meu objetivo foi alcançado, porque a dança também faz parte da formação do ser humano.

AINDA MANDAMOS CARTA ATRAVÉS DO CORREIO?


Estamos pesquisando os meios de comunicação, a correspondência eletrônica tomou conta do mundo todo.
E o correio???
Estamos estudando mais...

VISITA AO CORREIO PARA SABER MAIS.


O grupo de alunos que estão estudando as Mídias: correspondências , foram até o Correio enviar uma carta a sua família, escrita na escola e apreveitaram para pesquisar no correio e saber mais.
Após o surgimento da correspondência eletrônica como está o trabalho dos correios?

COORDENADOR DA ULBRA PRESENCIOU O ESPETÁCULO EM NOSSA ESCOLA.


A professora Josiane convidou o Coordenador do Curso de Educação Física da ULBRA para prestigiar e nos glorificar com sua presença no espetáculo das apresentações das produções artísticas em nossa Escola.

RÁDIO, MÚSICA E DANÇA / ARTE NA ESCOLA ENVOLVENDO AS MÍDIAS.


O LEGAL FOI A DIVERSIDADE DE MÚSICAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS.


As professoras Josiane Porto e Lisiane Dupont conseguiram envolver todos os alunos em criar ritmo e estilos diversificados de coreografias.
O envolvimento de todos os alunos foi muito marcante na escola.

O EMPENHO E A EMPOLGAÇÃO DE TODOS FOI MARCANTE NAS APRESENTAÇÕES.


A arte e a música transforma aprendizagens em momentos marcantes na vida de cada aluno.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A DANÇA AGITOU A ESCOLA NESTE MÊS.


Utilizando as mídias os alunos coordenados pela estagiária Josiane Porto da Faculdade da ULBRA, foram pesquisar na internet coreografias de danças para reproduzi-las e aplicá-las em danças variadas de acordo com o gosto de cada grupo.
O Rádio foi a´principal mídia utilizada nas apresentações.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

APRENDENDO A FAZER PAPEL.


Aprender a reciclar na Escola é um aprendizado para o resto da vida, reaproveitar a matéria prima e saber utilizá-la da melhor maneira.
No entanto os alunos que estão trabalhando com a mídia impressa, após a reciclagem vão escrever matérias sobre o jornal e apresentar para a escola o resultado.

APRENDENDO A RECICLAR PAPEL.


Após conhecer a Usina de Reciclagem de lixo e aprender a evolução da crição do papel, a professora Heloísa juntamente com seu grupo do projeto, colocaram a mão na massa e aprenderam a reciclar o papel.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PESQUISANDO A EVOLUÇÃO DAS MÍDAS NA CIDADE.

Dois grupos dos alunos, empolgados em montar um vídeo referente a influência das mídias na educação, saíram na cidade fazer pesquisas, entrevistas e reportagens nos seguintes empreendimentos: Companhia de celulares, Jornal, Rádio, Revista, Escola de Informática, NTE, Televisão, Correio entre outros.
As reportagens foram elaboradas com pessoas da comunidade, as quais utilizam as mídias no dia a dia e entendendo o uso na escola.
O vídeo está sendo montado com filmagens, fotos e será editado no computador utilizando os recursos do mesmo.
Todo esse trabalho está sendo utilizados mídias e criatividade dos grupos.
Logo postaremos o vídeo no Blog.

PAPIRO: OUTRO PROCESSO DE ESCRITA.

Até chegar no papel, a escita passou por várias etapas do processo de evolução. O papiro era criado através de plantas, onde eram secas e transformadas em palha e aperfeiçoada para facilitar a escrita.
Os alunos acompanharam esse desenvolvimento em sala de aula.

O PERGAMINHO FOI REPRODUZIDO EM PAPEL .

O grupo da Mídia Impressa também foi visitar a Usina de reciclagem de Lixo para estudar o processo de reaproveitamento do papel.
E com papel pardo um papel reciclado criaram alguns pergaminhos. Modelo de meios de escritas antes do surgimento do papel, era feito de pele de animal.

Argila: pictográfica e cuneiforme

A argila era tranformada como barras para obter formato plano para escrever em cima.


Á HISTÓRIA DA MÍDIA IMPRESSA APROFUNDADA NA ESCOLA.

O grupo que está aprofundando os conhecimentos sobre a Mídia Impressa, buscou na história conhecimentos sobre esta evolução e reconstruiu em sala de aula todo esse processo.
  • Escrita em argila: pictográfica e cuneiforme, onde criava-se pedaços de argila formando pedras para escrever em cima;
  • Pergaminhos: eram feitos de pele de animais para assim escrever;
  • Papiro: era criado a partir das plantas e de palhas secas, também para escrever.

Todo esse processo foi recriado em sala de aula para melhor entendimento dos alunos desta evolução até chegar no papel reciclado.

Assim formamos pequenos leitores e escritores!


O jornal é um recurso riquíssimo utilizado na escola.


TRABALHANDO O JORNAL EM SALA DE AULA.


Sendo o jornal um importante meio de comunicação, seu uso em sala de aula abre portas para a aprendizagem de várias formas, assim sendo o grupo de trabalho usou a técnica de recorte de palavras, leituras, procura do significado no dicionário e a escrita de outra palavra iniciada pela primeira letra, letra inicial da palavra que foi recortada. Como conclusão dos trabalhos, cada aluno elaborou uma frase partindo da palavra recortada do jornal.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O grupo do projeto Mídia Impressa visita a Biblioteca Pública.


Os alunos que estão trabalhando com a mídia impressa, juntamente com a professora Heloísa foram visitar a Biblioteca Pública, para ver o amplo acervo de livros que o município dispõe a população.
O Livro é uma mídia importantíssima e comunicativa ao crescimento do ser humano.
Conclui o grupo do projeto.

EDINEIA TRABALHA NA SECRETARIA DA ESCOLA.


A secretaria está informatizada através dos computadores, ligados na internet para facilitar a comunicação entre a secretaria da educação e demais instituições.
O Telefone interligado com ramais, dá acesso fácil e rápido para toda a rede municipal.
Além disso a secrtária Edineia controla o uso dos equipamentos tecnológicos que a escola dispõe para as turmas utilizarem adequadamente, como: câmera digital, rádio, cds, caixa de som, microfone, televisão, DVD, vídeo, entre outros.

A SECRETARIA DA ESCOLA É INFORMATIZADA.

O Êxito Profissional x Mídias Tecnológicas

O fortalecimento de uma escola, sendo um dos locais privilegiados para o desenvolvimento da cidadania, envolve todos os trabalhadores em educação e, neste contexto, está inserido o (a) Secretário (a) Escolar e/ou seus Auxiliares. Para tanto, é preciso que os recursos tanto humanos, como os de uso profissional, que integram as secretarias escolares sejam qualificados.
Os crescentes avanços tecnológicos acabam mudando tanto o perfil do profissional, quanto a metodologia do trabalho. Hoje, o profissional da Secretaria Escolar tem que estar atualizado com as novas tecnologias da informação e da comunicação.
Minha tarefa como Auxiliar Técnico Pedagógico, tem a finalidade de cooperar no sentido de desempenhar com eficiência as funções a mim desempenhadas, garantindo a perfeita dinamização do processo escolar, e isso só é possível com uma das principais ferramentas de meu trabalho: o computador x internet x programa (suporte técnico) oferecido pela Prefeitura Municipal de Carazinho.
Enfim, o segredo de um excelente trabalho, em primeiro lugar, é fazer o que se gosta, em segundo é trabalhar com pessoas eficientes/sentir-se bem no ambiente profissional (a Rufino é a minha 2ª Casa) e em terceiro - a tecnologia (ferramentas/citadas acima) que facilitam o meu trabalho.
Através deste, gostaria também de parabenizar a Diretora Perly, juntamente da supervisora Martinelli, pelo trabalho maravilhoso realizado na escola. Sou grata pelo acolhimento e muito, muito... feliz por fazer parte da MELHOR escola do Município. Agradeço também a Deus por estar aqui e pelo pessoal da SMEC, que atendeu ao meu pedido de fazer parte deste quadro de excelentes profissionais (zelador, serventes, cozinheiras, professores e equipe diretiva), bem como das minhas amadas coleguinhas, Íris e Dora – Grandes Inspirações de uma Profissional de Sucesso. Bjs.

Edineia Dalla Costa - Aux. Téc. Pedagógico da Escola.